Home / GEARBEST / Yeelight JIAOYUE 650 – Iluminação de tecto inteligente

Yeelight JIAOYUE 650 – Iluminação de tecto inteligente

Anteriormente já fiz review à lâmpada inteligente da Xiaomi (), sendo que a principal critica que lhe fiz foi a pouca iluminação oferecida sendo que era apenas indicada para iluminar pequenos espaços e não por exemplo uma sala inteira. Estes produtos mantêm obviamente as funcionalidades inteligentes das lâmpadas sendo totalmente controláveis a partir da aplicação Mi Home ou Yeelight e também através de um pequeno comando bluetooth incluído na caixa. A gama A pensar neste tipo de necessidades a Xiaomi lançou a gama JIAOYUE que consiste num candeeiro de tecto LED em formato de…

Review Overview

Qualidade de Construção
Funcionalides
Luz RGB - Ambilight
Modo Moon - Noite

Excelente, Recomendado!

Summary : Elegante, robusta e com uma luz fantástica. Fácil de controlar e integrável com outros dispositivos é um must-have caso precises de substituir a iluminação da tua sala ou quarto.

User Rating: 3.48 ( 5 votes)

Anteriormente já fiz review à lâmpada inteligente da Xiaomi (AQUI), sendo que a principal critica que lhe fiz foi a pouca iluminação oferecida sendo que era apenas indicada para iluminar pequenos espaços e não por exemplo uma sala inteira.
Estes produtos mantêm obviamente as funcionalidades inteligentes das lâmpadas sendo totalmente controláveis a partir da aplicação Mi Home ou Yeelight e também através de um pequeno comando bluetooth incluído na caixa.

COMPRAR

A gama

A pensar neste tipo de necessidades a Xiaomi lançou a gama JIAOYUE que consiste num candeeiro de tecto LED em formato de “disco” com linhas modernas e que é composta por três modelos, o 450, 480 e o 650 (que analiso neste post).
De uma forma resumida as diferenças entre os três modelos esta no diâmetro dos mesmos (45,48 e 65 cm respectivamente), sendo os dois primeiros modelos mais fracos com 2200 lumens e consumo maximo de 32W sendo recomendado para espaços até 20m2 e o modelo topo de gama para além de ter 3500 lumens e um consumo maximo de 50w, recomendado para espaços até 25m2, tem ainda na parte superior (que fica próxima ao tecto) uma faixa luminosa RGB que produz um bonito efeito no tecto. Todas têm o índice e protecção contra pó IP50.
Para além do modelo normal “liso”, todos os produtos da gama Yeelight JIAOYUE têm ainda uma versão com o abajur estrelado.

Caso desejes algo ainda mais pequeno e barato, mas com igual qualidade e funcionalidades, poderás escolher a Xiaomi Yeelight Smart LED Ceiling Light que tem um diâmetro de 32 centímetros e 2000 lumens. Podes verificar mais detalhes sobre este outro modelo AQUI.

A instalação

Por forma a facilitar a instalação, toda a gama de produtos de tecto da Xiaomi Yeelight, tem uma base que deves fixar ao tecto (com as duas buchas e parafusos incluídos) e é onde fazes a instalação dos dois fios eléctricos (nomeadamente o cabo azul na posição N (neutro) e o cabo preto ou castanho na entrada L (line) sendo que bastará pressionar o pequeno botão laranja, colocar o cabo eléctrico com a sua ponta ligeiramente descarnada e depois largar o botão ficando a instalação feita.
Lembramos que, apesar do processo ser bastante simples caso não tenhas conhecimentos de electricidade deverás contactar um electricista profissional para evitar acidentes.

Por fim basta que encostes o candeeiro à base que ele ficará preso. Caso necessites de o remover quer seja para substituição por outro ou limpeza bastará puxares ambas as travas laranjas desmontando-se muito facilmente.

Em funcionamento

Após a montagem do candeeiro bastará instalares a aplicação Mi Home (ou Yeelight) e depois de a adicionares à tua conta ficarás de imediato com possibilidade de controlar o candeeiro controlar remotamente a partir de qualquer lugar.

No caso do modelo testado, o Yeelight JIAOYUE 650 visto ter a fita de led RGB no topo (chamada de Ambilight, luz ambiente) a aplicação exibe a possibilidade de controlares a luz principal e a luz ambiente sendo que em ambos os modos podes controlar a temperatura de cor (que vai de 2700K a 6000K ou seja tanto branco quente como branco frio), potencia de iluminação e a cor RGB no caso da luz ambiente.

Inclui ainda como as lâmpadas, vários modos como nascer e por do sol, modo romântico entre outros sendo igualmente possivel definires modos personalizados para os activares com um simples clique.

Podes ainda controla-lo através do pequeno comando bluetooth (com um alcance de até 10 metros) em que com um clique podes, ligar ou desligar, aumentar ou reduzir a intensidade e temperatura de cor e igualmente mudar para o modo noite e vice versa. É sem duvida uma forma bastante simples e rápida de o controlares sem necessitares do teu telemóvel.

Tens ainda a possibilidade de definir o modo Moon (lua) que reduz a intensidade da luz sendo bastante bonito a noite para utilizar como luz de presença, especialmente se combinado com a Ambilight.

COMPRAR

Integração com outros produtos

Para além de todas as formas de controlo anteriormente indicadas a parte mais interessante é o suporte que esta gama de candeeiros tem sendo possivel a controlares com a tua voz através da Alexa da Amazon, do Google Home da Google ou da Xiaomi AI (sendo que na data de escrita desta analise esta será a opção menos interessante visto a Xiaomi AI apenas funcionar ainda em Chinês).

É possivel ainda definir uma serie de automatismos baseados em outros produtos que tenhas da Xiaomi como por exemplo ligar a luz se detectar movimento através dos sensores de movimento ou após ligar a luz desligar outro equipamento que esteja numa tomada inteligente. Tem ainda incluindo um “gateway” bluetooth para controlares outros produtos Xiaomi (com funcionalidade BLE) que estejam ao seu alcance.

Por fim e sendo esta provavelmente uma das funcionalidades mais interessantes caso instales este candeeiro num quarto, como é o meu caso, poderás parear a tua Mi Band ao candeeiro por forma a quando adormeceres este desligar a luz de forma automática. Para além de poupares energia quando caíres no sono demonstra a grande potencialidade do ecossistema de produtos da Xiaomi, algo por vezes que não se ve em outras marcas.

Conclusão

Já necessitava de mudar o candeeiro do meu quarto há algum tempo e quando vi o Yeelight JIAOYUE 650 foi a minha escolha imediata, principalmente devido à fita RGB incluída. Efectivamente este candeeiro excedeu totalmente as minhas expectativas pois para além de ser bastante fácil de montar, consegui transformar totalmente o ambiente do meu quarto e ilumina-lo bastante bem, alias honestamente melhor do que estava a espera.


Trata-se de um quarto com “apenas” 15m2 e considero que no modo maximo a luz é inclusive demais pelo que posso afirmar que irás conseguir iluminar de forma uniforme, sem qualquer problema uma sala ou quarto até 25m2 (ou até um pouco mais) conforme descrito nas especificações do produto.

É inclusive o primeiro produto dos que já analisei em que não encontro pontos negativos ou a melhorar sendo por isso altamente recomendado. Sim, é um facto que os cerca de 140€ (pode variar consoante as promoções) pedidos por este candeeiro LED  podem assustar inicialmente no entanto após pesquisar, em Portugal produtos LED de dimensões similares e sem 1/5 das funcionalidades destes custam o mesmo ou mesmo mais (por exemplo no IKEA) pelo que considero um preço justo tendo em conta as suas funcionalidades e também a poupança energética que me irá permitir obter pois consigo iluminar o meu quarto todo com menos de 50w.


Considerando que tem LEDs de qualidade a durabilidade estimada é de 25 mil horas o que equivale a cerca de 9 anos caso utilizes o candeeiro todos os dias por 8 horas.

Apesar deste ser um produto bastante grande (o maior que já recebi até a data) bastarás na encomenda escolheres o método de envio Priority Line para que a encomenda te chegue até casa de forma segura sem passar na alfandega para Portugal Continental. No meu caso a mesma foi entregue, muito bem embalada, após 16 dias corridos (incluindo por isso fins de semana) pela Rangel pelo que poderás encomendar sem qualquer medo que algo corra menos bem no seu transporte. Podes comprar na GearBest AQUI.

COMPRAR