>
Geralhi-tech

Queixa da ACAPOR leva a encerramento do site Né & Miguelito

O site Movies and Series by Né & Miguelito decidiu fechar voluntariamente depois de receberem uma carta da ACAPOR a ameaçar com um processo judicial e pedido de indeminização de 80 mil euros. Os criadores do site explicaram ao Tugaleaks que decidiram fechar o serviço devido à possibilidade de serem diretamente processados pela ACAPOR.

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

O site Movies and Series by Né & Miguelito foi criado há seis anos e partilhava conteúdos, sobretudo de vídeo, e contava com cerca de 360 mil membros, um número mais reduzido do que na primeira versão do serviço, que foi remodelado em 2011.

Segundo os criadores do site, o número de downloads diários andava na casa dos milhares e o serviço tinha cerca de 10TB de uploads na conta que usavam para fazer upload, não faltando muito para chegar aos PB de tráfego, explicaram ao Tugaleaks.

A carta da ACAPOR a indicar que estaria prestes a entrar no Tribunal da Propriedade Intelectual uma queixa contra os criadores do site, exigindo o pagamento de prejuízos na ordem de 80 mil euros levou à decisão de encerramento.

“Tomamos esta decisão, pois o nosso objectivo nunca foi prejudicar ninguém, mas sim tornar a Internet livre e de modo a que as pessoas possam ter de forma igual acesso à cultura… muito menos temos algum ganho com o mesmo para cobrir as despesas face às eventuais queixas que possam vir a existir contra nós, e chegou a um ponto que para defendermos os nossos ideais íamos prejudicar muito as nossas vidas sem ganharmos um cêntimo com o mesmo, coisa que muitos nos acusam”, referem os criadores à mesma fonte.

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

Recorde-se que a ACAPOR teve de recuar na sua intenção de inundar os tribunais com queixas contra sites de partilha de ficheiros protegidos por direito de autor, mas que no ano passado avançou com queixas específicas contra alguns sites, o que levou ao encerramento do WarezTuga e à “limpeza” do Oxe7, mas os serviços voltaram rapidamente a ser disponibilizados online.

Outros sites terão sido também ameaçados mas sem consequências ainda efetivas, como o LegendaTuga e o Piratamania.

O TeK já contactou a ACAPOR para obter mais esclarecimentos, mas isso não foi possível até à hora de publicação deste artigo.

 

fonte: TEK.sapo.pt

Artigos Relacionados

3 Comentários

  1. Segundo o BGR, o estudo do Joint Research
    Centre da Comissão Europeia conclui que os downloads ilegais não lesam a
    indústria musical. Depois de examinar os hábitos de mais de 16 mil
    eropeus, o estudo conclui que, na realidade, existe uma ligação positiva entre a pirataria online e a visita às lojas de música.

    “Parece que a maioria da música que é consumida ilegalmente pelos
    indivíduos na nossa amostra não teria sido [mais tarde] comprada se não
    houvesse sites de downloads ilegais à disposição [desses indivíduos]”,
    indicam os investigadores.

    O estudo também mostra que os
    serviços de streaming como o Spotify não canibalizam as compras de
    música, servindo, ao invés, como complemento.

    “Descobrimos que o
    efeito complementar do streaming online é de algum modo maior, o que
    sugere que esta atividade online tem um efeito estimulador na compra de
    música digital”.

    Os investigadores dizem, assim, que a
    indústria musical não deve olhar para a pirataria como uma preocupação
    mas sim como uma atividade que acaba por ser benéfica.

    Como
    nota final, os investigadores concluem: “O nosso estudo indica que a
    pirataria de música digital não substitui a compra legal de música no
    formato digital. Isto significa que apesar de haver uma transgressão nos
    direitos de propriedade privada, é pouco provável que haja efeitos
    negativos nas receitas da música digital”.

  2. Este pais continua inundado de corruptos. A acapor nao passa de uma associaçao criada por 5 membros de videoclubes que nao acompanharam as novas tecnologias e viram-se a ficar para tras, e agora atacam quem partilha. Os portugueses neste momento nao tem possibilidade de ir ao cinema ver os filmes todos que saem no momento. Eu falo por mim proprio, vou ao cinema de vez em quando mas nao posso estar sempre a ir, e os dvds tambem sao muito caros. Quanto à musica, existe muita musica compro alguns CD’s mas primeiro descarrego e vejo se gosto, principalmente aquelas copilaçoes de musica, como dance mania, orbital mix, e outrsa copilaçoes do genero.

  3. para quem nao sabe, a acapor é uma associaçao dos clubes de video, eles bem que querem processar, mas nao têm fundamentos pra isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo