TVI

TVI em BRASA!! Equipa de Ana Leal quebra o silêncio

Já se sabe que a TVI cancelou uma reportagem de Ana Leal acerca de falhas do Serviço Nacional de Saúde no combate à Covid-19.


Depois ainda existiu a dissolução da equipa de investigação da TVI, e isto chegou ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas pediu esclarecimentos e a equipa de Ana Leal disse, “A ordem por parte do Director de Informação era clara: Não é a hora de apontar o dedo“.

Eles é que disseram estar contra, “A equipa manifestou total discordância argumentando que o jornalismo não está de quarentena e que só há uma forma de fazer jornalismo: informar. Esta decisão nada tem a ver com a necessidade de distribuir e reforçar a equipa pela redacção, já que todos nós já estávamos a trabalhar exclusivamente no tema Covid 19, mas sob orientações da Coordenadora Ana Leal“.


O Director de Informação da TVI recusa a tese de censura “Não preciso que me expliquem a importância de preservar até aos nossos limites o jornalismo de investigação, que é normalmente incómodo e que, no caso da TVI e das duas jornalistas que coordenavam equipas próprias, não poupavam nem nada nem ninguém ao exercício de escrutínio. Repito: fizeram-no por meu impulso. E também insisto: no último ano e meio fizeram-no debaixo de todo o tipo de pressões. Quando a Ana Leal, a Alexandra Borges ou o seu diretor mais precisaram de se defender de formas de coação e, aí sim, de censura e ameaças de gente poderosa e até sem escrúpulos, faltou-nos a voz e a atitude daqueles que agora querem proteger o jornalismo de investigação.

Vê tudo aqui.


Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close