Home / Big Brother / Sabes como era a primeira ‘casa’ do Big Brother Famosos?

Sabes como era a primeira ‘casa’ do Big Brother Famosos?

Ao longos dos anos muitas foram as alterações na casa mais famosa e vigiada do país. Na ‘casa’ muita coisa se passou, agressões, amor, discussões, casamentos, etc. Depois do sucesso de 3 Big Brothers seguidos (primeiro a  3 de setembro de 2000 – 1 de janeiro de 2001 | segundo a 21 de janeiro de 2001 – 20 de maio de 2001 e o terceiro a 2 de setembro de 2001 – 1 de janeiro de 2002) eis que chega o primeiro com famosos.

Os primeiros residentes famosos foram:

Jorge Cadete, Romana, Mateus Rocha, Nicole, Nuno Homem de Sá, Daniela Faria, Ricky, Julie Sergeant, Francisco Mendes, Sónia, Viktor Viktor, Zé Maria, Cinha Jardim, João Melo, Carlos Sampaio, Simara.

As coisas eram bem diferentes do que foram agora no Big Brother Vip a começar pelo conforto da casa, tempo tempo do programa (apenas 57 dias contra os 92 actuais), regras mais apertadas, mas também não tínhamos massificação de informação (redes sociais, blogs, etc) que existe hoje. Na altura existia um canal 24 horas por dia ligado à Venda do Pinheiro, era o Canal 43 (tinha o nome TVI Eventos) da tvcabo (ZON) que fazia parte do grupo PT e portanto não existia o serviço MEO.

A diferença é que era num sistema pay per view ou seja pagavas 5€, mas por incrível que pareça teve forte adesão e 90 mil portugueses viram o canal nesta primeira edição. Curiosamente nas edições do reality show de anónimos pagava-se mais, cerca de 7.5€

O projecto teve a assinatura do arquitecto Pedro Silva Lopes, do atelier Fragmentos de Arquitectura, e foi concretizado em tempo recorde. A ideia era mesmo construir uma casa agradável, colorida, quase uma «casa de férias» para aproveitar ao máximo o final do Verão. Por outro lado, o facto dos residentes serem caras conhecidas do público levou a que se incluíssem no projecto alguns requintes e inovações que não existiam em formatos anteriores. É o caso, por exemplo, do Ginásio com jacuzzi ou da Sala de Jogos, novas divisões da Casa criadas para fazer as delícias dos Famosos.

A decoração dos espaços foi realizada com o objectivo de manter o «elemento Verão», conjugando-o com peças de design que tornam o ambiente mais sofisticado. A forma como a Casa «resulta» em televisão foi outro elemento levado em linha de conta. As paredes foram pintadas de cores vivas como forma de «romper com o passado» e criar uma imagem televisiva mais apelativa.

O resultado é uma casa colorida, com muita classe… e dispendiosa. «Esta é uma casa cara», disse o arquitecto Pedro Silva Lopes, reconhecendo que esta seria uma «casa de sonho» para muitos portugueses.

Logo a seguir a esta tivemos uma outra edição de famosos mas não tivemos alterações de maior na «casa».