Home / Big Brother / Quinta das Celebridades – Estas eram as regras

Quinta das Celebridades – Estas eram as regras

A Quinta das Celebridades foi mais um dos reality shows da TVI, teve duas edições (2004/2005) e juntou numa quinta algumas celebridades, algumas de categoria Z. Existiam regras, mas como ainda este ano a Cinha Jardim (uma das participantes) disse no BBVip muita coisa era escondida, por exemplo os telefonemas às escondidas de alguns concorrentes. Fica aqui as regras gerais só para quem gosta de “recordar”.

As Regras e os Trâmites da Quinta

Cada concorrente recebe a Cartilha com um conjunto de regras que ajudam a compreender melhor como vai funcionar a espantosa Quinta das Celebridades. Dê uma espreitadela ao manual dos concorrentes.

As 12 Celebridades vão viver durante cerca de 90 dias numa Quinta, longe dos luxos da cidade, quase como há 100 anos atrás. Sem os seus telemóveis, sem água corrente, sem electricidade que lhes permita utilizar electrodomésticos. O aquecimento e as refeições dependem da lenha que cortarem. O duche fica no exterior da Casa, tal como o WC, que está a cerca de 25 metros.

Como se não bastassem estas privações, os novos «camponeses» poderão, ainda, estar sujeitos a penalizações. Para acentuar o carácter de dificuldade desta nova Quinta das Celebridades, se os novos agricultores não fazem as tarefas definidas ou não mostram o esforço e dedicação necessários serão penalizados. Desde despertar mais cedo, passando por dormir ao relento ou no estábulo, um pequeno almoço sem pão fresco e leite do dia, até não participar nas aulas de ginástica ou equitação, as estrelas do «rurality show» têm muito que penar.

 

AS TAREFAS

Há três tipos de tarefas a cumprir na Quinta das Celebridades:

1.As actividades agrícolas pontuais (ex.: fazer manteiga). Estas tarefas não implicam quaisquer recompensas ou ganhos que permitam às Celebridades melhorar o seu quotidiano.

2. Os «menus» do dia (ex.: ir buscar legumes à horta)

3. As tarefas quotidianas necessárias ao bom funcionamento da Quinta.

Para além dos normais trabalhos agrícolas que as acompanharão durante toda a estadia, durante os primeiros dias as Celebridades ver-se-ão envolvidas em trabalhos de construção na Quinta.

O ORÇAMENTO

Para além dos alimentos fornecidos pela Produção, tais como massa, arroz, feijão, farinha, águas, carne e peixe, grande parte dos alimentos deverá vir da horta, e o leite fornecido pelos animais da quinta.

Quaisquer outros produtos serão adquiridos em função do orçamento de 2,5€/dia concedido a cada participante (o orçamento será reajustado em cada saida, portanto).

Semanalmente, num dia a determinar, as Celebridades terão de fazer a sua lista de compras para essa semana, e comunicá-la à Produção. O valor dos produtos é baseado nos preços reais do mercado. A Produção verificará os valores, e as compras depois devidamente entregues.

O dinheiro do orçamento que não seja utilizado não pode ser acumulado para a semana seguinte.

 

NOMEAÇÕES E SAÍDAS

Todas as Celebridades podem abandonar a Quinta quando entenderem. Uma tal saída, que não resulte da votação do público, poderá ser seguida – ou não – pela entrada de um novo elemento. Também pode acontecer que esse hipotético «novo» elemento seja alguém que já tenha estado na Quinta.

Qualquer das Celebridades poderá igualmente ser convidada a abandonar a Quinta, caso se verifiquem comportamentos indevidos.

Quando um novo elemento entre na Casa, não poderá transmitir informações acerca do mundo exterior. As Celebridades já presentes não devem sequer fazer-lhes perguntas a esse respeito, devendo antes de mais informar os novos participantes acerca do seu modo de vida e organização.

Mas a forma «natural» de abandonar a Quinta resulta da votação do público.

Todas as semanas as Celebridades terão de dirigir-se ao Escritório para nomear dois companheiros da Quinta, sujeitando-os ao escrutínio do Público. Todas as nomeações têm de ser justificadas.

Depois de todas as Celebridades terem feito as suas nomeações, os dois nomes mais votados ficam sujeitos à votação de saída. A esses (pelo menos) dois nomes, juntar-se-ão mais dois, nomeados pelo Público. Teremos portanto um mínimo de quatro nomeados, de que o Capataz estará sempre excluído (a imunidade é o seu grande privilégio).

As nomeações são conhecidas a meio da semana, e a partir daí e até ao Domingo seguinte, o público decidirá quem pretende expulsar. As votações fazem-se por via telefónica, SMS e pela Internet.

A ENDEMOL e a TVI reservam-se o direito de suspender qualquer votação em curso, caso se verifique a desistência de algum concorrente.

 

O PRÉMIO

O Prémio final de 50 000€ só será atribuído a um único participante.

Os novos participantes não têm acesso ao valor total do prémio, uma vez que esse prémio é proporcional ao número de dias efectivamente passados na Quinta.