Júlia Pinheiro partilha desabafo de médico “tive que cancelar quatro cirurgias em doentes com cancro”

Júlia Pinheiro partilhou o testemunho de Ricardo Soares, um médico português que vive e trabalha nos Estados Unidos.



Ricardo Soares é médico nos Estados Unidos, nascido e criado no Porto, com faculdade e internato de Urologia feito no Porto, e com a maioria da família a viver no Porto.
A todos quantos o questionam sobre a atual pandemia, o médico deixa mensagem, a qual me pediu para partilhar.
“Qualquer pessoa pode estar infectada por Coronavírus: com tosse ou sem tosse; tosse seca ou com expetoração; com nariz entupido ou a respirar bem; com febre, febrícula ou temperatura normal; diarreia ou obstipação; perda de olfacto ou a cheirar bem. O que têm que fazer é o seguinte:

1- FIQUEM EM CASA
2- FIQUEM EM CASA
3- Tomar paracetamol / Ben-u-Ron 1g se tiverem febre, num máximo de 4 vezes por dia
4- Ligar para a Saúde 24 se a febre não baixa ou se ficarem com dificuldade em respirar
5- Não sair de casa para ir passear na marginal da praia, ir ao café ou ir visitar os avós/pais idosos, se não houver necessidade para tal



Se acharem que isto é um exagero, pensem que esta semana eu tive que cancelar quatro cirurgias em doentes com cancro (Sim, CANCRO! MALIGNO!!) porque não era seguro para os doentes irem ao hospital. E eles compreenderam. Se eles entendem, qualquer um entende a importância de ficar em casa, MESMO QUE NÃO TENHAM SINTOMAS NENHUNS!”

O número de casos confirmados do novo coronavírus nos Estados Unidos atingiu 60.115 nesta quarta-feira, e 827 pessoas morreram.