Geral

INEM esclarece evacuação de helicóptero de Pedro Santana Lopes

O acidente de Santana Lopes esta tarde na A1 está a fazer correr muita tinta, é que ele ficou ferido sem gravidade, mas foi transportado para Coimbra de helicóptero.


Perante a polémica, o INEM esclareceu através das redes sociais a situação, mas de pouco está a adiantar, é que continuam a ser muito criticados.

[highlight]COMUNICADO [/highlight]

Porque o INEM tem recebido pedidos de esclarecimento, informa-se que:

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu às 17h05 um pedido de ajuda para um acidente grave com capotamento, na A1, km 136, com duas vítimas encarceradas (sexo masculino, aproximadamente 60 anos).


O CODU acionou o Helicóptero de Emergência Médica de Santa Comba Dão, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação dos Covões e duas Ambulâncias de Socorro dos Bombeiros Voluntários de Pombal e Soure.

No local, as equipas médicas avaliaram e procederam à estabilização das vítimas. Em função da avaliação clínica realizada, uma das vítimas foi helitransportada para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) com suspeita de traumatismo torácico, e a outra vítima foi transportada de Ambulância também para os HUC, com acompanhamento da Equipa Médica da VMER dos Covões, com suspeita de traumatismo craniano.

O serviço público prestado 24/24 horas pelo INEM – cuidados de emergência médica pré-hospitalares – é universal, gratuito, e exige igualdade de tratamento para todos os cidadãos que se encontrem em território de Portugal Continental e que dele necessitem, independentemente da sua situação económica, social, cultural, das convicções filosóficas, religiosas ou políticas.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.


A prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalares no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM.

Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo