GeralGossip

Este português podia ter sido o próximo presidente dos Estados Unidos

O apelido não desmente as origens açorianas de Ernest Moniz, que esta madrugada podia ter sucedido a Barack Obama na presidência dos Estados Unidos, tornando-se assim no primeiro descendente de portugueses a sentar-se na Sala Oval.

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

 

Explicando por partes, o secretário norte-americano para a Energia é o 12º na linha de sucessão para presidente dos EUA e foi escolhido pela Casa Branca para ser o “sobrevivente designado” durante o discurso anual sobre o Estado da União de Obama proferido em Washington, na madrugada desta quarta-feira, hora de Lisboa.

Ernest Moniz, foi assim levado para um local não revelado, onde ficou sob proteção dos serviços secretos durante o discurso proferido no Congresso, onde, sob o mesmo tecto que Barack Obama, figuravam as mais altas figuras da administração norte-americana, como o vice-presidente Joe Lieberman, membros da Casa Branca e do Supremo Tribunal, incluindo o líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes, John Boehner.

A tradição do”sobrevivente designado” teve início durante a Guerra Fria, devido a receios de um ataque nuclear poder dizimar, de um momento para o outro, todo o poder executivo e a cúpula militar, como explica a revista Time.

Desde então, um membro da Casa Branca, normalmente com menos poder, é escolhido para ficar sob proteção dos Serviços Secretos, enquanto as figuras de topo do Estado estão ao lado do presidente durante o “State of the Union Adress”.

Fonte: Dinheirovivo.pt

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo