hi-tech

Wareztuga fechou e já se sabe os motivos

A Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP) diz que o Wareztuga foi fechado após uma operação antipirataria que contou com o apoio de entidades internacionais.

O Wareztuga estava alojado na Roménia na empresa Alistar-security, mas uma «associação representativa de direitos de autor norte-americana», apresentou queixa e conseguiu fazer com que a Cloudflare retirasse a protecção. Assim ficou-se a saber a partir de onde o Wareztuga operava e tudo ficou mais fácil. Paulo Santos da FEVIP disse à exame informática que mesmo que outros apareçam, pelo menos este foi abaixo, “era o site pirata mais usado em Portugal; mesmo que surjam outros, pelo menos esta bandeira já foi abaixo“.

Nuno Pereira da extinta ACAPOR também ficou satisfeito, “era o site pirata mais importante e era aquele que queríamos que fechasse mais depressa, mas acabou por demorar tempo a mais a fechar“, mas vai mais longe, “estamos a falar de um site que valia vários milhares de euros por mês. Não tenho dúvidas de que o principal objetivo do Wareztuga era fazer dinheiro“.

Paulo Santos no entanto tem a consciência de que novos projectos do género vão surgir, “geralmente, por cada centena de sites que fecham, há 60 que regressam.” Ainda assim deixa umas farpas às entidades nacionais, “Se fosse um caso de terrorismo ou pedofilia, teriam tido sucesso e teriam conseguido identificar os donos do site. Como era pirataria, o processo não teve sucesso, apesar de termos fornecidos elementos suficientes para se fazer a investigação“.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo