Home / Secret Story 3 / TVI é condenada a pagar 20 mil euros por ofensas e violência

TVI é condenada a pagar 20 mil euros por ofensas e violência

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) é mesmo uma instituição portuguesa porque condenou a TVI ao pagamento de 20 mil euros por violação dos limites à liberdade de programação, mas o caso remonta a 2012 [Casa dos Segredos 3].

Tudo se deveu a terem transmitido “em prime time ameaças, insultos e o ambiente que rodeou uma agressão física“. Imagino o que acontecerá com SS4, 5, 6, Love on Top, mas lá para 2025 fica tudo resolvido. Na deliberação do regulador lê-se que “Os concorrentes utilizam uma linguagem vernacular, o que é referido em diferentes queixas dirigidas à ERC [linguagem e violência verbal, violência conjugal, violência e ameaças à integridade física, sexualidade e nudez]“.

Não obstante a colocação de ‘pis’ e da punição feita pela ‘Voz’ ao uso da linguagem brejeira e imprópria, são percetíveis alguns dos termos proferidos pelos concorrentes (…) as ofensas entre os participantes” são “amplamente exploradas pela produção do programa através dos desafios que cria incitando à discórdia e à discussão“.


A deliberação ainda diz que a “linguagem usada em algumas conversas descritas e o seu conteúdo implícito sexual, poderão influir negativamente as mentes mais sensíveis, designadamente crianças e adolescentes, levando os mesmos a acreditar que tais comportamentos são os praticados comummente na sociedade, estimulando a adoção de condutas similares“.

A TVI não gostou e defendeu-se afirmando que a ERC não tem “razão para qualificar os conteúdos em análise referentes ao programa Casa dos Segredos 3 como suscetíveis de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes“.



Loading...