Home / Geral / Português é a segunda língua mais alegre do mundo

Português é a segunda língua mais alegre do mundo

Um estudo demonstrou que o Português é a segunda língua mais alegre do mundo e que as canções Pop Inglesas são das mais depressivas.
As canções inglesas foram classificadas em 22º num ranking de “alegria” que contou com 24 línguas diferentes.

O matemático autor do estudo Peter Dodds fez um ranking de 10 línguas de acordo com a sua alegria. Para isso pediu a vários voluntários que classificassem as palavras de 0 a 10, como mais tristes ou mais alegres.

Recorrendo à avaliação humana de 100.000 palavras em 10 línguas de diferentes origens e culturas conseguimos apresentar a evidência de uma marca profunda da sociedade na linguagem”, avançaram os autores do estudo.

O Top das 10 línguas tem o espanhol em primeiro lugar como língua mais alegre, o português em segundo e o inglês em terceiro. Os últimos lugares são do russo (8º), coreano (9º) e chinês (10º).

Foi desenvolvida também uma ferramenta para monitorizar os níveis de alegria nas línguas ao longo do tempo, por exemplo no Twitter. As conclusões foram que no ano passado o dia mais feliz para a língua inglesa foi o dia de natal, passagem de ano e dia de ação de graças. Já os dias menos alegres foram o dia da morte de Robin Williams e os ataques a Charlie Hebdo.

A ferramenta foi também aplicada às músicas e o inglês ficou em 22º lugar dentro das canções pop. Adele, Lana Del Rey, Radiohead são apenas alguns dos intérpretes que contribuem para esta posição.

Apesar de tudo, o estudo concluiu que a linguagem humana como um todo é positiva.