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Comunicado das Pastelarias Maria Bolacha

Após o polémico post sobre a discriminação do gerente da pastelaria Maria Bolacha em Famalicão, os responsaveis emitiram um comunicado e ao qual recebi uma resposta com o titulo “direito de reposta”. O artigo que obriga o tal direito de resposta é Direito de resposta de acordo com o n.4 do art.37º da Constituição e do nº1 do Art.24º da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro (lei de imprensa), mas isso é para a imprensa e não um blog pessoal, mas por cortesia irei publicar.

Na opinião do Dioguinho está está mal, porque mesmo que ande a aborrecer clientes, neste caso o cliente é que disse “eu pago um bolo”, e o tal mendigo profissional estava como cliente e aqui a pastelaria se tinha alguma razão perdeu-a… mas algo não está certo porque os factos são bem diferentes do que a Sra visada contou, quem serão os verdadeiros mentirosos afinal?! Enfim…

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O Maria Bolacha depois de averiguar o sucedido no passado dia 16 de Novembro de 2012 pelas 22:30 – 23:00h apurou e constatou o seguinte:

No dia em causa, tal como em dias anteriores, entrou no Maria Bolacha de Vila Nova de Famalicão um homem que costuma pedir nas ruas desta cidade. Note-se que o mesmo entrou no estabelecimento em apreço cerca de 2/3 vezes no mesmo dia com um único objectivo: trocar as moedas que “ganha” na rua a pedir, por notas (cerca de 30€ a 40€ / dia); aproveitou ainda para importunar os nossos clientes pedindo-lhes dinheiro alegando “a fome…” Chegou, inclusive, a ser mal criado com os clientes que não lhe davam dinheiro…
Por volta das 21:30 o dito senhor, voltou à loja do Maria Bolacha

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para trocar mais moedas e pedir dinheiro aos nossos clientes – tendo o responsável de loja pedido ao mesmo para sair, ao que o mesmo anuíu. Passado cerca de uma hora ou duas, por volta das 22:30 – 23:00h, o dito senhor encontrava-se cá fora á porta de entrada do estabelecimento quando uma senhora, nossa cliente saiu e foi aboradada pelo mesmo, tendo-se oferecido para pagar um galão e um bolo. Ora, o responsável de loja – que não se apercebeu deste facto – ao avistar o homem de novo, pediu-lhe para se retirar, pois receava que o mesmo viesse novamente pedir dinheiro aos nossos clientes e tratá-los mal. E foi neste quadro que tudo sucedeu.
Como tal a senhora, nossa cliente, por quem o Maria Bolacha tem todo o respeito, foi ludubriada por um homem que alega ter fome, mas que no entanto troca cerca de 30€ a 40€ por dia no nosso estabelecimento.
De resto, e como é reservado o direito de admissão o Maria Bolacha roga-se no direito de não permitir a entrada deste senhor no nosso estabelecimento com o único intuito de pedir dinheiro aos nossos clientes e assim importunar e enganar os mesmos.

Aproveitamos ainda para dar conta que todos os lojistas do C.Comercial onde se insere o Maria Bolacha também já foram vítimas deste senhor.

Para terminar, e na sequencia do comentário de onde despelotou toda esta “Indignação”, a Maria Bolacha informa que está a considerar a possibilidade de participar criminalmente contra a senhora que publicou tal comentário tendo em conta as expressões empregues e dirigidas que são ofensivas do bom nome e dignidade do responsavel da loja de Vila Nova de Famalicão. Note-se que a Maria Bolacha aceita todas as críticas e opiniões, defendendo a liberdade de expressão, não tolerando contudo, expressões ofensivas do seu bom nome e dignidade.

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7 Comentários

  1. Mas ninguem ofendeu a ‘Maria Bolacha’ a meu ver apenas o gerente foi ofendido. E percebo a situação, mas não se tratam assim as pessoas. Se o gerente e mesmo a ‘Maria Bolacha’ estava com problemas relativamente ao individuo que os importunava so tinha de chamar a polícia, ou eles agora também querem que o ‘mendigo’ lhes ponham uma participação criminal por o ter expulso a pontapé do estabelecimento? Isto é tudo muito bonito para meter medo, mas é preciso ter muito cuidado com a nossas leis. Pois é.

  2. Com isto tudo, não foi o suposto “mendigo” que pôs o nome e a imagem do “Maria Bolacha” mas sim o próprio gerente que não teve a atitude correta perante uma situação destas. Nesta situação o que o gerente deveria ter feito, era chamar a polícia. Para além disso cabia ao gerente alertar os seus clientes para a situação, quando este homem se encontrava no estabelecimento ou então “convidar” o senhor a sair, mantendo sempre o respeito e de seguida explicar a situação ao cliente em causa e se necessário, como já tinha referido, alertar a polícia. Compreendo a indignação do cliente em causa, qualquer um iria reagir da mesma forma pois não foi devidamente informado sobre o sucedido e talvez tenha tirado conclusões precipitadas, as quais são compreensíveis uma vez que se deparou com uma situação de expulsão e maltrato de um “inocente” pedinte. A pessoa que publicou um comentário na rede social Facebook limitou-se a relatar o que viu e está no seu pleno direito.

  3. para ir la trocar as moedas( o que dá mt jeito ao estabelecimento) nao se importam eles. se nao lhe fizessem esse favor, o sr nem la aparecia mais.

  4. Era só o que faltava participar criminalmente contra alguém que faz uma denuncia destas. Se o gerente tem desculpa porque não sabia que o Sr desta vez ia consumir uma refeição paga pela Sra., a mesma também tem desculpa por não saber que o sujeito é um aproveitador. E o gerente “pediu para se retirar” ou “expulsou”? São coisas bem diferentes.

  5. lol tem tanto respeito pela cliente que considera participar criminalmente contra a mesma! Tá bom tá! Da forma como andam os processos em tribunal daqui uns 10 anos talvez tenha o assunto resolvido. Já agora ele que vá fazendo economias para pagar (em meados de 2022 e com muita sorte) as despesas do tribunal mais advogados etc… porque nenhum juiz lhe dará razão. Há com cada idiota!

  6. ponto um:
    o senhor gerente que apresente as provas cientifico-imparciais que o mendigo recebe 30 euros. Há pessoas que gostam muito de mandar “bitaites” para o ar PARA SE DEFENDER sem sequer terem provas, marcando assim a sua pseudo-superioridade.

    ponto dois:
    O gerente se queria fazer as coisas mais bem feitas, sem AINDA mesmo assim ser o humanamente correcto, então deslocava-se só e apenas à cliente mãe do dioguinho, e conversava, à parte, e até baixinho com ela acerca do que pensa do mendigo (sim porque TODOS NÓS TEMOS DIREITO A DAR A NOSSA OPINIAO E DE A TERMOS RESPEITADA PELOS OUTROS, por mais idiota que a possamos achar, NÃO TEMOS DIREITO É DE OFENDER E ENVERGONHAR OS OUTROS E ISSO JA NÃO CONSISTE EM DAR OPINIAO. Há formas e formas de darmos a nossa opiniao. alias, O SEGREDO DA COMUNICAÇAO É PURA E SIMPLESMENTE A FORMA COMO SAO DITAS AS COISAS.

    durante meus anos no mestrado de psicologia muitas vezes meus professores disseram, aplicando a varios contextos, e é a verdade: IGNORANCIA LEVA AO PRECONCEITO é uma frase sábia e que tem origens muito antes de qualquer um de nós, e que persegue me no meu dia a dia, com frutos positivos nao so nas questoes sociais como no meu crescimento pessoal. Tenho dito…

    Cumprimentos a todos.

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