Big Brother

Como eram os bastidores do Big Brother

[adrotate banner=”28″]

Desde 2000 que a TVI tem feito inúmeros reality shows, e se antes a estação de Queluz de Baixo e a endemol tinham uma maior abertura para os bastidores, hoje em dia tudo é um pouco diferente. Quando surgiram os primeiros «big brothers» tudo era feito um pouco como hoje: atualizações do site oficial, diários após o jornal nacional e canal 43 em directo na antiga tvcabo [tvcabo > zon > nós]. Isto obriga a ter uma grande equipa a trabalhar 24 horas por dias.

Por altura do Big Brother 3 trabalhavam cerca de 150 pessoas em três turnos: realizador, assistentes, técnicos de som e iluminação. Tinham duas redactoras, ambas tinham um monitor com as imagens do que estava a passar dentro da casa e auscultadores, a missão delas era passar para o computador tudo o que ouviam, concorrente a concorrente, com as horas e os minutos de intervenção.

Um trabalho que exigia (atualmente será igual) bastante concentração, rapidez e perspicácia é que vezes, os residentes falam depressa, ou muito baixo para tentar escapar aos microfones e é preciso uma redobrada atenção para que nada passe à equipa.

As redactoras faziam turnos de 4 horas, já os seis realizadores eram somente de 2 horas. Dentro da casa, como se sabe existiam (atualmente é igual) câmaras robotizadas que seguem todos os passos dos concorrentes a partir da régie, mas ainda assim havia mais 6 câmaras operadas por profissionais que, através de um vidro espelhado e em corredores apertados.

[adrotate banner=”28″]

Depois existiam as salas de edição de imagens onde eram ´montados´ os resumos diários e o compactos semanais.

No segundo andar era o arquivo e estava cheia de cassetes do Big Brother. Ali era guardado todo o registo de imagens do programa, milhares e milhares de cassetes VHS gravadas, só para se ter uma ideia de 2 em 2 horas saíam 4 cassetes em bruto [imagens não editadas], depois eram os resumos diários, os compactos semanais, os programas de terça-feira e os videoclips com os melhores momentos de cada residente, documentos rigorosamente etiquetados.

  • 10 câmaras telecomandadas, algumas com infravermelhos, ligadas por
  • 30 Km de cabos eléctricos, e à espreita por detrás de
  • 67 janelas de vigilância, que por sua vez serão permanentemente visionadas em cerca de
  • 30 monitores vídeo, ligados a · 1 matriz digital vídeo, e obviamente a
  • 1 matriz digital áudio;
  • todas as mesas de mistura áudio são automatizadas;
  • só em microfones estima-se o gasto de
  • 9000 pilhas!, e tudo isto se reflecte em
  • 96 horas de material (streams e ISO) gravado diariamente, e integralmente colocado em arquivo; e em redor de tudo isto,
  • as vedações, que começaram com 4 metros de altura (e têm entretanto vindo a ser reforçadas).

No mesmo piso tinham outras salas, a da produção e onde o pessoal do site oficial trabalhava. Como será actualmente?

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo